Teses e Dissertações
Para acompanhar e democratizar a produção científica ligada ao Ensino de Arquitetura e Urbanismo, aliada as transformações políticas, socioculturais, socioambientais e tecnológicas, a ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo) disponibiliza uma coletânea de referências de TESES e DISSERTAÇÕES produzidas por pesquisadoras e pesquisadores brasileiros.
A metodologia para a inclusão dos trabalhos utiliza as seguintes palavras-chaves: Ensino de Arquitetura e Urbanismo; Educação para Arquitetura e Urbanismo; Ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Destacamos que essa coletânea de referências, portanto, organiza-se a partir de títulos e resumos que incluem tais palavras-chaves, sem, com isso significar qualquer avaliação quanto à qualidade científica dos trabalhos por parte desta Associação.
Para obter acesso aos trabalhos, basta clicar sobre a referência escolhida e será direcionada/o para a Plataforma do Repositório de origem do trabalho.
Referências sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo
- Tese: Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983)
- Autor: Jonas Delecave de Amorim
- Ano: 2020
- Instituição: Universidade de São Paulo
- Link: Tese completa
- Tese: A experimentação construtiva em madeira como instrumento de ensino-aprendizagem nas escolas de arquitetura
- Autor: Mônica Duarte Aprilanti
- Ano: 2019
- Instituição: Universidade de São Paulo
- Link: Tese completa
- Tese: Ensino de arquitetura e urbanismo – UTFPR na prática
- Autor: Isabel Maria de Melo Borba
- Ano: 2018
- Instituição: Universidade de São Paulo
- Link: Tese completa
- Tese: Recursos digitais para experimentação da forma no processo projetual e o ensino da informática aplicada à arquitetura e urbanismo
- Autor: Cristina Cerqueira Buery
- Ano: 2019
- Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Link: Tese completa
- Dissertação: Os currículos mínimos de desenho industrial de 1969 e 1987: origens, constituição, história e diálogo no campo do design
- Autor: Eduardo Camillo Kasparevicis Ferreira
- Ano: 2018
- Instituição: Universidade de São Paulo
- Link: Dissertação completa
- Tese: Projeto FAUS ensaios no campo ampliado do ensino de arquitetura em São Paulo
- Autor: José Maria de Macêdo Filho
- Ano: 2019
- Instituição: Universidade de São Paulo
- Link: Tese completa
- Tese: Aprendendo a aprender: experiências metodológicas em urbanismo no Atelier Integrado
- Autor: Alexandre José de Souza Pessoa
- Ano: 2019
- Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Link: Tese completa
- Tese de Livre Docência: Questões de luz na formação do arquiteto
- Autor: Paulo Sergio Scarazzato
- Ano: 2018
- Instituição: Universidade de São Paulo
- Link: Tese completa
- Tese: A construção do ensino do patrimônio cultural nas escolas de arquitetura no Brasil: novas abordagens
- Autor: Mariana Vaz de Souza
- Ano: 2021
- Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Link: Tese completa
- Tese: Ensinando fora do centro: as referências no ensino de introdução à concepção em arquitetura e suas possibilidades para uma pedagogia do projeto no contexto pericêntrico
- Autor: Mariane Garcia Unanue
- Ano: 2016
- Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Link: Tese completa
- Tese: Educação a distância no ensino de Arquitetura e Urbanismo: desafios e possibilidades
- Autor: Pedro Raphael Azevedo Valcarce
- Ano: 2020
- Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Link: Tese completa
REFERÊNCIAS SOBRE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO |
Amorim, Jonas Delecave de. Uma disciplina em crise: disputas pela arquitetura na Escuelita de Buenos Aires (1976-1983). Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032021-141901/pt-br.php |
Aprilanti, Mônica Duarte. A experimentação construtiva em madeira como instrumento de ensino-aprendizagem nas escolas de arquitetura.Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102131/tde-12032020-144711/pt-br.php |
Arcipreste, Cláudia Maria. Entre o discurso e o fazer arquitetônico: reflexões sobre o ensino de arquitetura e urbanismo e seus referenciais a partir do trabalho final de graduação. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-15032013-144926/pt-br.php |
Barossi, Antonio Carlos. Ensino de projeto na FAUUSP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03022010-101545/pt-br.php |
Basso, Ana Carolina Formigoni. A ideia do modelo tridimensional em arquitetura. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18131/tde-05032008-105748/pt-br.php |
Batlle, Alexandre Orzakauskas. O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27012012-115314/pt-br.php |
Belleza, Gilberto Silva Domingues de Oliveira. O detalhe como arquitetura. Uma pesquisa sobre um trabalho prático. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-17052013-145449/pt-br.php |
Borba, Isabel Maria de Melo. Ensino de arquitetura e urbanismo – UTFPR na prática. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-17012019-145820/pt-br.php |
Buery, Cristina Cerqueira. Recursos digitais para experimentação da forma no processo projetual e o ensino da informática aplicada à arquitetura e urbanismo. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/930422.pdf |
Costa, Juliana Braga. História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofício. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-13092018-135126/pt-br.php |
Cunto, Ivanóe De. Modelos digitais: o ensino de sistemas estruturais para Arquitetura e Urbanismo. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-103945/pt-br.php |
Dias, Dora Souza. O ensino de comunicação visual na FAU USP: história, implementação e características. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-07032016-180008/pt-br.php |
Ferreira, Eduardo Camillo Kasparevicis. Os currículos mínimos de desenho industrial de 1969 e 1987: origens, constituição, história e diálogo no campo do design. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-24092018-101650/pt-br.php |
Fonseca, Glaucia Augusto. A modelagem tridimensional como agente no ensino/aprendizagem nas disciplinas introdutórias de projeto de arquitetura. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-31012014-094912/pt-br.php |
Gallo Junior, Fábio. Ensino de construção de edifícios: FAUUSP x EPUSP. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-25042016-142830/pt-br.php |
Gaspar, Natália Maria. O debate sobre a industrialização da arquitetura na FAUUSP durante as décadas de 1950 e 1960. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-20122016-150512/pt-br.php |
Gorni, Marcelina. Flávio Império: arquiteto e professor. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18131/tde-04022009-105939/pt-br.php |
Iwamizu, Cesar Shundi. Eduardo de Almeida: reflexões sobre estratégias de projeto e ensino. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-29102015-102522/pt-br.php |
Kotchetkoff, Júlia Coelho. Limites e possibilidades no ensino de projeto de arquitetura. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-23012017-105436/pt-br.php |
Leite, Maria Amélia Devitte Ferreira D’Azevedo. A aprendizagem tecnológica do arquiteto. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-15092014-145403/pt-br.php |
Lessa, Juliane Bellot Rolemberg. O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-27062017-163233/pt-br.php |
Lotufo, Tomaz Amaral. Um novo ensino para outra prática: Rural Studio e Canteiro Experimental, contribuições para o ensino de arquitetura no Brasil. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16137/tde-29052014-153721/pt-br.php |
Macêdo Filho, José Maria de. Projeto FAUS ensaios no campo ampliado do ensino de arquitetura em São Paulo. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-01042021-181816/pt-br.php |
Minto, Fernando Cesar Negrini. A experimentação prática construtiva na formação do arquiteto. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-26042010-152603/pt-br.php |
Muniz, Antônio Walber Matias. Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do Cone Sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-21102015-101256/pt-br.php |
Naruto, Minoru. Repensar a formação do arquiteto. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-27052010-152920/pt-br.php |
Nogueira, Maria de Lourdes. Ensino de projeto no primeiro ano e suas abordagens. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-11032010-092329/pt-br.php |
Oliveira, Juliano Carlos Cecilio Batista. 27 textos de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Lina Bo Bardi: contribuições transversais ao ensino e à prática do projeto de arquitetura – antologia teórica. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-28012019-170453/pt-br.php |
Pessoa, Alexandre José de Souza. Aprendendo a aprender: experiências metodológicas em urbanismo no Atelier Integrado. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/922615.pdf |
Petrini, Leila Souza. Considerações sobre o ensino de arquitetura e urbanismo no modo de produção capitalista no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27062017-164600/pt-br.php |
Pronsato, Sylvia Adriana Dobry. Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08112010-162938/pt-br.php |
Santos, Luciene Ribeiro dos. Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092018-163855/pt-br.php |
Scarazzato, Paulo Sergio. Questões de luz na formação do arquiteto. Tese de livre Docência Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/16/tde-04112019-163717/pt-br.php |
Siqueira, Renata Monteiro. A inserção da FAUUSP no campo de arquitetura e urbanismo em São Paulo: as contribuições de Anhaia Mello e Vilanova Artigas. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08092015-113001/pt-br.php |
Souza, Mariana Vaz de. A construção do ensino do patrimônio cultural nas escolas de arquitetura no Brasil: novas abordagens. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/930340.pdf |
Tonsig, Lara Melotti. Os Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) e a formação do arquiteto e urbanista. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102131/tde-26052022-155232/pt-br.php |
Unanue, Mariane Garcia. Ensinando fora do centro: as referências no ensino de introdução à concepção em arquitetura e suas possibilidades para uma pedagogia do projeto no contexto pericêntrico. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/890085.pdf |
Valcarce, Pedro Raphael Azevedo. Educação a distância no ensino de Arquitetura e Urbanismo: desafios e possibilidades. Tese (Doutorado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/927164.pdf |
Vidigal, Emerson José. Um estudo sobre o ensino de projeto de arquitetura em Curitiba. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03052005-165841/pt-br.php |
Vieira, Elvis José. A contribuição das casas modernas para o ensino de projeto de arquitetura: uma interpretação do estudante na sua formação. Dissertação (Mestrado) Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-18052010-111523/pt-br.php |