inscrição gratuita
para o XXXV ENSEA pelo hotsite:
João Belo Rodeia (Leiria, 1961) estudou na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL, 1979-84) e na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) em Barcelona, onde obteve o Diploma de Estudos Avançados em Projeto de Arquitetura (2001). Desde 1985, mantém reflexão abrangente sobre temas da arquitetura, da cidade e da sociedade, cruzando ensino, investigação, cultura, política e projeto em arquitetura. Leciona nos Cursos de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa e da Universidade de Évora. É consultor do DOCOMOMO International, investigador no CEACT/ Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da UAL e membro da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa. Tem ampla atividade crítica, entre textos, palestras, conferências e curadorias de exposições dentro e fora de Portugal. Foi Presidente da OA/ Ordem dos Arquitectos (2008-13), do CIALP/ Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (2012-15), do IPPAR/ Instituto Português do Património Arquitectónico (2003-05) e da Fundação DOCOMOMO Ibérico (2011-13). É membro honorário do CIALP.
Luiz Roberto Liza Curi é sociólogo e Doutor em Economia pela Unicamp. Foi Chefe de Gabinete e Assessor Especial da Presidência do CNPq, onde foi Diretor da Revista Brasileira de Tecnologia e Secretario Executivo do Programa “Avaliação e Perspectivas em Ciência e Tecnologia” – AP. No Estado de São Paulo foi Diretor-Geral de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Coordenador de Cooperação Técnico Científica e Tecnológica da Secretaria Especial de Assuntos Internacionais. Em Campinas foi Secretário de Cultura e Presidente da CIATEC – Companhia Municipal de Desenvolvimento do Pólo Tecnológico de Campinas. No Ministério da Educação, em Brasília, foi Diretor Nacional de Políticas de Educação Superior. Foi também Chefe de Gabinete e Assessor Especial do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, foi reitor do Centro universitário Euro Americano e Conselheiro Independente e Assessor Especial do Sistema Educacional Brasileiro. Foi, ainda, membro do MERCOSUL/Educação Superior e Membro do Comitê de Avaliação de Programas da OEA. Desde 2012 é Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, indicado pela SBPC, ABC, SBM e SBQ.
Fernando Diniz Moreira é arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e historiador pela Universidade Católica de Pernambuco (1991). É mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (1994) e em arquitetura pela University of Pennsylvania (2001) e Ph.D. em Arquitetura pela University of Pennsylvania (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisador nível 2 do CNPq, Conselheiro Federal por Pernambuco no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) e membro da diretoria da Abea. É assessor ad hoc da Capes, do CNPq, da Fapesp e do Arts & Humanities Research Council-UK. Foi um dos fundadores do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI) tendo sido seu diretor-geral entre 2009 e 2011 e membro do conselho em outras ocasiões. Foi professor visitante na Universidade Técnica de Lisboa (2011) e na University of Pennsylvania (2003-2004), ICCROM Fellow (2008) e Samuel H. Kress Foundation scholar (2003-2004). Sua área de interesse reside em teoria e história da arquitetura, história do urbanismo e conservação. Sobre estes assuntos tem diversas publicações em revistas e livros, em diversos países. Tem também experiência profissional em conservação urbana e arquitetônica. Foi membro da diretoria da ANPARQ (2011-2012) e Docomomo Brasil (2014-2015).
Graciela Runge é arquiteta, graduada pela UBA. Coordenadora Acadêmica da Unidade Acadêmica de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da Universidade Nacional de San Martin. Obteve seu Mestrado em Educação Superior da UNESCO na UP. Foi Secretária Permanente Suplente do MERCOSUL CIAM (2010-2013), vice-diretor da carreira de Arquitectura da Universidade do Congresso Mendoza (2010-2013), Secretária Acadêmica da Faculdade de Arquitectura da UP (2002-2010) e Secretária Acadêmica Docente CBC UBA na área Proyectual (1985-2013). Conselheira do Conselho Profissional de Arquitetura e Urbanismo da Cidade de Buenos Aires, nos períodos 2002 -2006 e 2008-2012. Presidiu a Comissão dos Assuntos Universitários e de formação (2002-2012). Co-autor do Projeto e Planejamento PCP-CPAU Como Partner Program chefe do estudo da arquitetura RBC fez vários programas de resolução de escalas projectos em saúde, hotéis, indústria, desporto e habitação. Atualmente consultor em processos de Acreditação e Avaliação Institucional da carreira com normas nacionais e internacionais. Coordenação de equipes interdisciplinares para a formulação de programas de formação e pós-graduação na área de Design, Arquitetura e Urbanismo.
Gabriela Celani é arquiteta e mestre pela FAU-USP, PhD pelo MIT (onde foi orientada por Bill Mitchell), livre-docente pela Unicamp e pós-doutora pela UTL. Desde 2004 é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, onde criou o Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC). É membro do conselho editorial das revistas Frontiers in Digital Architecture, International Journal of Design Computing e Thésis-ANPARQ. De 2009 a 2013 foi assessora da Pró-reitoria de Graduação da Unicamp. De 2013 a 2015 foi vice-presidente da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital. Desde outubro de 2015 é Diretora de Projetos do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.
Gonçalo Canto Moniz (Porto, 1971), licenciado em Arquitectura em 1995 no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, onde é Professor Auxiliar, Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitetura, membro da Comissão Editorial da e|d|arq e editor da revista de cultura arquitetônica, JOELHO. É investigador do Centro de Estudos Sociais da UC, onde é membro da Direção Executiva Culturas e do Núcleo Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq). Realizou o doutoramento na Universidade de Coimbra com a tese “O Ensino Moderno da Arquitetura. A Reforma de 57 e as Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)” em 2011. Tem investigado e publicado sobre a Arquitetura Moderna e Contemporânea em Portugal, nomeadamente sobre o ensino da arquitetura, os equipamentos escolares e os espaços da justiça, sendo autor do livro “Arquitectura e Instrução: o projecto moderno do liceu, 1836-1936” (e|d|arq, 2007).
Fernando José de Medeiros Costa é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1982), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, acústica arquitetônica, fabricação digital e ensino de Arquitetura e Urbanismo. Conselheiro Federal do Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia de 2005 a 2007. Membro do banco de avaliadores do INEP desde 2002. Membro da Comissão de Área do CONAES para o ARCUSUL de 2008 a 2013. Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA nos mandatos 2012/2013 e 2014/2015. Conselheiro do CAU/BR pelo RN desde 2012.
Francesco Defillipis é formado em Arquitetura em 1993, obteve o título de PhD em Design de Arquitetura, em 2000, após a realização de uma formação em investigação pela primeira vez no ETSAB-UPC de Barcelona (1994) e mais tarde no CNR-IRIS de Bari (1995/96). Desde 2004 é Professor Adjunto da Faculdade de Arquitectura de Bari Polytechnic para o SSD ICAR / 14 – “Arquitetura e Desenho Urbano”. Sua atividade de ensino institucional é realizada de forma contínua desde 2002 na Faculdade de Arquitetura de Bari, dentro dos cursos pertencentes ao seu SSD. Atualmente, ele é professor dos cursos de Architectural Design 2 (II ano) e regeneração da paisagem urbana (IV ano). Dentro dos cursos realizados desde 2002, ele organizou e coordenou diversos seminários educativos e oficinas de design. Sua atividade de pesquisa científica está documentada dentro de suas 16 publicações. Participou de pesquisas nacionais financiadas (PRIN 2004 e PRIN 2007 – unidade de Bari Polytechnic investigação), orador em conferências nacionais e internacionais, curador de exposições e autor de projetos vencedores em exposições e bienais.]]>
Deixe um comentário