II ARQ AMAZÔNIA
“Cidade e natureza, ambiente de todos”, o evento visa a propor modelos urbanos e arquitetônicos sustentáveis de apelo ecológico na Amazônia Continental a partir de propostas teóricas e experiências de projeto. O II ARQ Amazônia servirá de preparatório para o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA), que acontecerá pela primeira vez no Brasil em 2020, na cidade do Rio de Janeiro.
Promovido pela Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), com organização do IAB/AM, o II ARQ Amazônia reunirá cerca de 1.500 congressistas. As palestras, as mesas-redondas e os debates serão norteados por quatro eixos temáticos: cidade e produção do espaço na Amazônia; projeto de arquitetura e urbanismo para a Amazônia; gestão e planejamento urbano territorial; e tecnologias sustentáveis para a Amazônia. Fazem parte da programação também a Mostra de Arquitetura Amazônia e a exposição fotográfica de Severiano Porto.
Para o presidente do IAB-AM e conselheiro do CAU/BR, Claudemir José Andrade, o II ARQAmazônia vai ajudar na promoção e socialização de pesquisas e experiências entre os profissionais da macrorregião Amazônia Continental. “O congresso será importante para reforçar a prática da arquitetura e urbanismo para os novos desafios da sustentabilidade. Esperamos poder contribuir para o desenvolvimento e implantação de soluções arquitetônicas bioclimáticas, assim como seus critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirmou.
A primeira edição do ARQ Amazônia foi realizada na cidade de Iquitos, no Peru, em 2013. A partir de então, o evento passou a fazer parte do calendário de eventos da FPAA. Simultaneamente ao II ARQ Amazônia, são previstos três eventos: a reunião de diretoria da FPAA, a reunião do Conselho Superior do IAB (COSU-IAB/AM) e a reunião da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CED-CAU/BR).
Mais informações no site www.arqamazonia2016.com.br