Desafios do Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Século XXI –

1ª CONVOCATÓRIA

22 de abril de 2019

APRESENTAÇÃO

Os Encontros Nacionais sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ENSEA) e o Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (CONABEA) são organizados pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e têm como objetivo compartilhar e refletir sobre os resultados de pesquisas e experiências relativas à educação dos arquitetos e urbanistas, de forma a contribuir para o avanço do conhecimento neste campo.



Em 2020 a cidade do Rio de Janeiro sediará o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – UIA2020RIO, o maior fórum mundial de arquitetura. O tema será “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21.” A partir da constatação da diversidade, da multiplicidade das formas urbanas e dos modos de produção das cidades o evento tem o propósito de discutir e ressaltar a importância do papel da Arquitetura. Serão quatro os eixos temáticos do UIA2020RIO: Diversidade e mistura; Mudanças e emergências; Fragilidades e desigualdades e transitoriedades e fluxos.

O XXXVII ENSEA e XX CONABEA fará parte da programação do UIA2020RIO, caracterizando-se como um evento preparatório e propõe-se a discutir o ensino e a formação dos arquitetos e urbanistas, tendo como temática central os Desafios do ensino de Arquitetura e Urbanismo no século XXI. Nesse contexto pretende-se que o tema do XX CONABEA seja abordado sob cinco subtemas: Diversidade e mistura; Mudanças e emergências; Fragilidades e desigualdades; Transitoriedades e fluxos e Inovações Pedagógicas. Tem-se como propósito divulgar e debater, de modo interdisciplinar, as pesquisas, os estudos e as experiências relativas ao ensino de Arquitetura e Urbanismo no país. Na seleção dos trabalhos serão valorizados os seguintes aspectos em cada eixo temático:

EIXOS TEMÁTICOS

1. Diversidade e mistura

Trabalhos acadêmicos que versem sobre atividades pedagógicas relacionadas ao ensino das diversas escalas urbanas; que tragam propostas/experiências pedagógicas/Trabalhos Finais de Graduação que versem sobre: a (re)ocupação de pequenas áreas, o (re)ordenamento de pequenos territórios pensados a partir das possibilidades que as novas tecnologias possam trazer.

2. Mudanças e emergências

Trabalhos acadêmicos que versem sobre atividades pedagógicas relacionadas às dimensões social, ambiental e tecnológica. Serão aceitos artigos que tragam propostas/experiências pedagógicas/Trabalhos Finais de Graduação relacionados aos processos de concepção projetual, de construção e suas implicações sobre o processo criativo. Também abrangerá trabalhos voltados: à redução dos efeitos das mudanças climáticas, ao atendimento de populações atingidas por desastres/desabrigadas. Serão também aceitos trabalhos que valorizem o trabalho em equipes multidisciplinares e processos participativos.

3. Fragilidades e desigualdades

Trabalhos acadêmicos que versem sobre atividades pedagógicas que enfatizem a dimensão social da atuação de arquitetos e urbanistas. Serão aceitos artigos que tragam propostas/experiências pedagógicas/Trabalhos Finais de Graduação que versem sobre (re)urbanização de favelas, requalificação de edifícios em áreas centrais, regularização fundiária, autoconstrução.

4. Transitoriedade e fluxos

Trabalhos acadêmicos que versem sobre atividades pedagógicas que abordem as questões das migrações contemporâneas, desde os grandes deslocamentos até as pequenas acomodações. Serão aceitos artigos que tragam propostas/experiências pedagógicas/Trabalhos Finais de Graduação voltados para o atendimento do efêmero e do temporário.

5. Inovação pedagógica

Trabalhos acadêmicos que versem sobre aspectos relacionados ao ensino de arquitetura e urbanismo que versem sobre inovações curriculares, projetos políticos pedagógicos, processo de avaliação, estágios, atividades complementares e infraestrutura.

PÚBLICO-ALVO

O público alvo é constituído de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e de graduação em Arquitetura e Urbanismo de todo o país e áreas afins. Espera-se contar com adesão de professores e pesquisadores estrangeiros.

DATA E LOCAL

12 a 15 de novembro de 2019
Universidade Veiga de Almeida
Rua Ibituruna, 108 – Rio de Janeiro, RJ

 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Normas de submissão (.doc): clique aqui.

Cadastro, submissão, inscrição, etc (Sisgeenco):
http://cientifico.abea.org.br

Data Importantes:

ATENÇÃO

A Diretoria da ABEA e a Comissão Científica comunicam que, tendo em vista a coincidência com as férias, acadêmicas o Prazo de Submissão de Artigos foi prolongado mais uma vez para o dia 12/08, segunda feira
  • Artigos Completos – Não há envio de resumos.


NOVO PRAZO PARA DIVULGAÇÃO DE ACEITES: 23 de setembro de 2019

INSCRIÇÕES

Inscrições: em breve no hot site do evento (Sisgeenco):
http://cientifico.abea.org.br

CONTATOS E INFORMAÇÕES

ABEA contato@abea.org.br


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

  1. Avatar de JULIANA CARARO
    JULIANA CARARO

    Bom dia:
    Gostaria de saber se para a submissão do artigo é necessário que todos os autores paguem a inscrição de R$400,00, sendo não sócio.
    E no futuro, para a apresentação e publicação, todos devem se inscrever e pagar?

    1. Avatar de Gogliardo Maragno

      É necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito para que o trabalho seja apresentado e publicado.

  2. Avatar de Kelly Lima
    Kelly Lima

    Gostaria de saber até quando é possível fazer a inscrição, pois hoje é a data de submissão de artigos.

    1. Avatar de ABEA

      O prazo para submissão foi estendido para 12 de agosto.

  3. Avatar de Isaias Teodoro
    Isaias Teodoro

    Quando saem os resultados?

    1. Avatar de ABEA

      Conforme comunicados (inclusive no serviço de submissão de artigos), a previsão de divulgação é no dia 23/setembro, próxima segunda-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *