O XXXIV ENSEA/XVIII CONABEA discutiu o ensino e a formação dos arquitetos e urbanistas, tendo como temática central a Qualidade no ensino de Arquitetura e Urbanismo, entre 27 e 29 de setembro de 2015, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, reunindo professores, estudantes e profissionais.
EIXOS TEMÁTICOS
1. Inovações pedagógicas
Consideram-se como inovadores conceitos relativos: ao Projeto Pedagógico de um curso, desde a sua proposição até a sua mudança, oriunda de exigências sociais ou particulares a uma determinada realidade; a reorganização curricular e sua flexibilização para atender ao Projeto Pedagógico ou a novas metas educacionais; a integração de disciplinas e/ou atividades de modo a superar a fragmentação imposta pelos currículos; a novas práticas e perspectivas do ateliê de projeto; a aplicação de metodologias que favoreçam o alcance dos vários objetivos educacionais estimulem o aluno para aprender e possibilitem sua participação no processo de aprendizagem; a exploração das novas tecnologias aplicadas ao ensino ou a atividades a distância; a revisão do conceito de avaliação, entendendo-a como avaliação formativa, que motive o aluno para aprender, que o acompanhe em seu processo de aprendizagem de forma contínua; à complementaridade da relação tradição/inovação, visto que contrapor tais conceitos pode levar a uma visão reducionista da própria arquitetura e também do urbanismo.
2. Competências profissionais
Sendo o conhecimento a matéria prima do ensino superior, espera-se que sejam apresentados trabalhos relativos: às competências necessárias ao futuro arquiteto; ao ensino como pesquisa na graduação; ao uso de novas tecnologias no ateliê de projeto; à reflexão sobre as consequências das alterações trazidas pela tecnologia para o ensino e formação dos arquitetos e urbanistas; a experiências relativas a interdisciplinaridade no ensino, ao projeto participativo e/ou cooperativo; a trabalhos em equipes multidisciplinares; a experiências relativas à extensão universitária; a políticas institucionais relativas ao estágio profissionalizante, a assistência técnica e aos escritórios modelo; a parcerias entre os cursos e organizações com objetivos comuns ou entre os cursos e organizações de áreas diferentes com objetivos afins.
3. O papel do professor
Reconhecendo-se o professor como um dos pilares fundantes do processo de ensino- aprendizagem, espera-se trabalhos relativos: à formação continuada e formação pedagógica do professor de Arquitetura e Urbanismo; a substituição do papel do professor de ministrador de aulas, transmissor de informações ou o mestre a ser seguido para o papel de mediador pedagógico, desenvolvendo relação de parceria e corresponsabilidade com seus alunos, trabalhando em equipe; a preparação dos professores para se comprometerem com a inovação e assumirem projetos inovadores; as atividades docentes, o intercâmbio de experiências com colegas; o papel do professor na explicitação de objetivos educacionais mais amplos incluindo, atitudes e comportamentos exigidos pela sociedade atual, como ética, cidadania, política. central a Qualidade no ensino de Arquitetura e Urbanismo.
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Em breve: Caderno 40
Publicação dos artigos e anais do XXXIV ENSEA XVIII CONABEA
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